A Educação Infantil é a porta de entrada do universo escolar. Cientes dessa importância, realizamos uma série de atividades que possibilitam ao aluno compreender o seu papel na sociedade, bem como a importância do respeito a Deus, ao próximo e à natureza.
O currículo da Educação Infantil, executado por professores capacitados, é enriquecido com vários Projetos Pedagógicos (Alimentação, Amigo Especial, Folclore, Hemeroteca, Leitura etc.). Dentro das salas de aulas, as crianças desenvolvem a autonomia, tornando-se autoras da própria aprendizagem.
O professor observador e conhecedor das fases do desenvolvimento infantil acompanha, atentamente, a evolução das atividades e interfere somente quando percebe a necessidade ou é requisitado. Com essa liberdade, os pequenos se autodesenvolvem e aprendem a ser responsáveis por suas decisões.
Coordenadora Pedagógica - Maternais I e II
Diretora Pedagógica
As aulas de Psicomotricidade, na Educação Infantil, e as aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental, são ministradas no período normal das aulas. Anualmente, acontecem os Jogos Escolares, momento ímpar em que os alunos vivenciam atividades lúdicas e esportivas. Os jogos promovem a socialização e o espírito cooperativo dos alunos.
A ênfase é dada à prática de leitura com recursos e técnicas diversificadas, a fim de que a criança desperte e desenvolva o prazer de LER, e aprimore sua competência para compreender e produzir textos, orais e coletivos, a partir de pensamentos, informações e diferentes gêneros textuais encontrados no acervo de sala de aula.
O Laboratório de Ciências está equipado para desenvolver, principalmente, os conteúdos básicos, por nível e conforme os conteúdos previstos, sendo que os professores utilizam este recurso como complementação de estudos, aliando a teoria à prática.
O Projeto “Estante de Livros” contém vários livros de literatura, selecionados criteriosamente, onde é possível encontrar diferentes histórias em gêneros textuais variados: contos contemporâneos, poesias, contos de fadas, lendas, contos folclóricos, imagens e outras obras de referência.
O Projeto “Sacola da Leitura” consiste no empréstimo dos livros de sala de aula e/ou da sala de leitura para que a criança realize sua leitura em casa junto à família. A Escola Maria Montessori acredita que a leitura realizada em parceria com a família estreita os laços afetivos da criança com o objeto livro.
A tecnologia é uma importante aliada para tornar as aulas ainda mais completas e fascinantes. Com o projeto Mind Makers, exercitamos o Pensamento Computacional por meio da programação, inteligência artificial, internet das coisas e vários outros conteúdos.
As aulas contam com uma abordagem única e inovadora. O ensino do inglês é construído a partir da curiosidade e da descoberta. Os alunos trabalham com desafios em equipe para solucionar problemas reais, projetos maker, experiências multidisciplinares e culturais.