Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II seguem os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Por meio de um embasamento teórico sólido, proporcionado pela metodologia montessoriana, e de uma infraestrutura única no Distrito Federal, os professores dispõem das ferramentas necessárias para oferecer um ensino de excelência.

A Escola Maria Montessori desenvolve atividades nas salas de aula, nos laboratórios de ciências, Mind Makers, Educação Cósmica e de Linguagem e Matemática e nos dois mil metros quadrados de área verde. Para deixar o aprendizado mais rico e interessante, os educadores realizam, ainda, visitas temáticas, com os alunos, a museus, exposições culturais e projetos educativos, oferecidos no Distrito Federal.

O professor montessoriano, com formação especializada e sistemática, atua como um mediador. Seu papel não é mostrar como as atividades devem ser realizadas, mas guiar o aluno para que ele descubra o melhor caminho, de acordo com o ritmo, o interesse e o momento de cada um.

Nossas séries

6 a 10 anos

11 a 14 anos

Corpo docente

Marcia Maria

Coordenadora Pedagógica - Fundamental I

Iva Oliveira

Coordenadora Pedagógica - Fundamental II.

Rosangela Lopes

Orientadora Educacional

As Atividades Físicas, os Esportes e o Lazer

As aulas de Psicomotricidade, na Educação Infantil, e as aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental, são ministradas no período normal das aulas. Anualmente, acontecem os Jogos Escolares, momento ímpar em que os alunos vivenciam atividades lúdicas e esportivas. Os jogos promovem a socialização e o espírito cooperativo dos alunos.

O Projeto Leitura

A ênfase é dada à prática de leitura com recursos e técnicas diversificadas, a fim de que a criança desperte e desenvolva o prazer de LER, e aprimore sua competência para compreender e produzir textos, orais e coletivos, a partir de pensamentos, informações e diferentes gêneros textuais encontrados no acervo de sala de aula.

As Práticas de Ensino, da Pesquisa e do Desenvolvimento das experiências no Laboratório de Ciências

O Laboratório de Ciências está equipado para desenvolver, principalmente, os conteúdos básicos, por nível e conforme os conteúdos previstos, sendo que os professores utilizam este recurso como complementação de estudos, aliando a teoria à prática.

Projeto “Estante de Livros”

O Projeto “Estante de Livros” contém vários livros de literatura, selecionados criteriosamente, onde é possível encontrar diferentes histórias em gêneros textuais variados: contos contemporâneos, poesias, contos de fadas, lendas, contos folclóricos, imagens e outras obras de referência.

Projeto “Sacola de Leitura”

O Projeto “Sacola da Leitura” consiste no empréstimo dos livros de sala de aula e/ou da sala de leitura para que a criança realize sua leitura em casa junto à família. A Escola Maria Montessori acredita que a leitura realizada em parceria com a família estreita os laços afetivos da criança com o objeto livro.

Prática de Informática – Mind Makers

A tecnologia é uma importante aliada para tornar as aulas ainda mais completas e fascinantes. Com o projeto Mind Makers, exercitamos o Pensamento Computacional por meio da programação, inteligência artificial, internet das coisas e vários outros conteúdos.

Inglês - Thomas Jefferson

As aulas contam com uma abordagem única e inovadora. O ensino do inglês é construído a partir da curiosidade e da descoberta. Os alunos trabalham com desafios em equipe para solucionar problemas reais, projetos maker, experiências multidisciplinares e culturais.