A escola

Há mais de

anos, educando

Fundada em julho de 1970, a Escola Maria Montessori é referência nacional na educação montessoriana.

Nossa infraestrutura proporciona aos alunos o conforto e a segurança necessários para que o aprendizado aconteça da forma mais natural e integral possível.

Os prédios, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II, contam com salas de aula amplas e equipadas com um vasto acervo de materiais montessorianos, laboratórios, áreas de recreação, moderno ginásio de esportes, um mantenedouro de animais silvestres (legalizado pelo IBAMA), piscinas, parquinhos com brinquedos para todas as idades, além de um trenzinho e um carrossel.

Metodologia Montessori Original, reconhecida internacionalmente

A Escola Maria Montessori pertence à Província Carmelitana de Santo Elias, ligada à Ordem do Carmo – criada há 800 anos, no Monte Carmelo – Israel.

No Distrito Federal, freis e padres ainda desenvolvem diversos serviços paroquiais.

Além dessas atividades, a Província Carmelitana de Santo Elias, Sociedade Civil de Fins Filantrópicos, mantém projetos de assistência social e formação profissional para crianças e jovens de baixa renda, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Palmas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Missão

Honrar a rica herança da metodologia Montessoriana e de valores cristãos, enquanto impulsionamos a inovação. Estamos comprometidos em proporcionar uma educação excepcional que estimula a autonomia, a liberdade intelectual e a criatividade em nossos alunos, permitindo que cresçam como cidadãos extraordinários, guiados pelos melhores valores.

Visão

Ser a principal referência em educação Montessoriana em Brasília e no Brasil. Buscamos construir um futuro onde a tradição e a inovação se entrelacem, criando uma jornada de crescimento contínuo para nossos alunos. Almejamos ser reconhecidos como um ambiente onde a metodologia Montessoriana e os valores cristãos coexistem para nutrir mentes jovens, preparando-as para um mundo em constante transformação.

• Excelência Educacional
  • Respeito à Autonomia
  • Valorização da individualidade
  • Integridade nas ações
  • Responsabilidade
  • Socioambiental
  • Tradição Montessori
  • Espiritualidade

Método Original Montessori

Criada pela renomada pedagoga italiana Maria Montessori, a metodologia usada em nossa escola defende, principalmente, o respeito às diferenças individuais e às possibilidades do aluno escolher as suas atividades.

Dessa forma, as crianças criam, naturalmente, uma consciência sobre si mesmas e sobre sua própria educação.

Acreditamos que a missão de educar vai muito além de ter alunos com boas notas. Trabalhamos incansavelmente, também, para formar cidadãos éticos, preparados para os desafios da vida e cientes do seu papel na sociedade

O professor como guia

O professor, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, se posiciona como observador, interferindo no trabalho da criança apenas quando é solicitado ou percebe alguma dificuldade.

Teoria aplicada a atividades práticas

O material Montessoriano foi desenvolvido para possibilitar esse “vivenciar” do conhecimento. Ao longo do ano, o estudante participa ainda de uma série de visitas de campo e projetos pedagógicos, como: Mind Makers, Feira Literária Montessoriana (FLIM), Educação Financeira, Cozinha Experimental, Projeto Leitura, Professor por um Dia e vários outros.

Tradição alinhada às novas tecnologias

Para garantir a excelência no ensino, nossos educadores encontraram a receita exata para aliar a tradição da Metodologia Montessoriana às novas tecnologias. Com o projeto Mind Makers, por exemplo, exercitamos o Pensamento Computacional por meio da programação, inteligência artificial, internet das coisas e vários outros conteúdos.

Quem foi Maria Montessori?

Maria Montessori é, sem dúvida, a mais alta representante feminina da pedagogia moderna. Nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, Itália. Por motivos ideológicos (defensora da paz e da liberdade) deixou a Itália em 1936, e estabeleceu-se na Holanda, onde faleceu em 1952, aos 81 anos.

Explorar, crescer e aprender a ser extraordinário

O Método Montessoriano oportuniza ao aluno a consciência de si mesmo, da sua própria vida, dos outros, do mundo e de Deus. Nele, o aluno é educador de si mesmo, tendo a possibilidade de escolher o seu trabalho, de se mover por conta própria, de se tornar responsável pelo seu progresso e crescimento. Pelo método, o educando caminha para a independência e liberdade, numa atitude autodirigida.

Depoimentos